+ -

Atividades 2017

“Acreditamos que podemos ajudar cada vez mais famílias e é para isso que nos esforçamos cada dia”

Como no ano 2013, e dando seguimento a uma tarefa há muito realizada pela Sra. D. Irene, Membro do Conselho de Curadores, em 2017 a Fundação distribuiu cabazes de Natal pelas famílias mais carenciadas do concelho da Póvoa de Varzim.

Em 2017 conseguimos ajudar mais 53 famílias.

A par da distribuição de cabazes por famílias carenciadas, a Fundação Monte também distribuiu cabazes por duas instituições de solidariedade na Póvoa de Varzim, no Instituto Madre Matilde e na Obra de Santa Zita.

Este ano continuamos a oferecer apoio técnico à realização de obras de reabilitação dos edifícios de ambas as instituições.

No Instituto Madre Matilde a intervenção consistiu numa nova pintura, com cores claras, na caixa de escadas da instituição que serve o infantário, proporcionado assim uma maior luminosidade ao referido espaço.

Foi também efetuada a remoção da cobertura constituída por placas de fibrocimento que contém amianto, incluindo a remoção da estrutura de madeira que se encontrava apodrecida e as respetivas caleiras e rufos que revelavam mau estado de conservação.

Relativamente à Obra de Santa Zita e para dar cumprimento à legislação em vigor, será implementada na Creche e Pré-escolar uma rede de águas de combate a incêndios e a substituição de portas de madeira por PCF.

Para atingir as exigências de segurança contra incêndios, serão substituídas as portas de madeira existentes por portas de corta-fogo para limitar a propagação de incêndio. As portas estarão ligadas à central de incêndio a partir dos seus retentores, que ao acionar fecharão automaticamente.

Será colocada nas caixas de escadas uma claraboia de desenfumagem ligada à central que será acionada a partir do sistema automático de deteção de incêndios.

Utilidade Pública

A 16 de Abril 2018 a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros pediu a emissão de parecer à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para a apreciação do pedido de utilidade pública apresentado pela Fundação Monte.

A Câmara deliberou por unanimidade dar o parecer favorável a concessão de declaração de utilidade pública à Fundação Monte.

O pedido de declaração de utilidade pública foi submetido a 27 de Março de 2017.

Concordo